Um dos inúmeros hotéis de Aparecida hospedou o Papa Francisco em 2007, quando ele ainda era o cardeal Jorge Bergoglio. Após o conclave que o elegeu papa, o hotel ficou famoso e virou ponto de peregrinação na cidade. Hotel que hospedou Papa Francisco virou parte do roteiro de católicos em visitas a Aparecida
Divulgação/Marge Hotel
O roteiro dos católicos que visitam Aparecida, no interior de São Paulo, conta com um reforço de peso desde março de 2013, quando o conclave decidiu eleger o Papa Francisco: um hotel em que ele ficou hospedado na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A estadia do Papa Francisco em Aparecida, onde fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, aconteceu em 2007, quando ele ainda era o cardeal argentino Jorge Bergoglio.
Ele ficou hospedado no Marge Hotel por 21 dias, para participar Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, que contou também com a presença do papa antecessor, Bento VXI, e foi realizada entre 13 e 31 de maio de 2007.
Entre os inúmeros hotéis da cidade, que é o principal destino católico do Brasil, o grupo de Bergoglio escolheu o Marge Hotel. O estabelecimento fica na rua Monte Carmelo, na mesma região do Santuário Nacional de Aparecida.
Papa Francisco em frente ao Santuário Nacional, em foto tirada em 2007, nos fundos do hotel onde ficou hospedado na cidade.
Reprodução/ Marge Hotel
O quarto ocupado pelo cardeal é o 108, que ainda existe. Outros dois religiosos se hospedaram no mesmo quarto com o futuro papa.
Funcionários que trabalham no hotel na época contam que o carisma do cardeal chamava a atenção, mesmo sem saber que, anos depois, aquele seria o líder da Igreja Católica. Além disso, o descrevem como um homem admirável, simples e simpático.
Segundo os funcionários, Bergoglio acordava todos os dias às 5h30 e seguia para o restaurante, onde fazia anotações. O café era servido às 7h. Ele mesmo retirava o prato e levava até a cozinha, onde agradecia os funcionários.
Papa Francisco (segundo da dir. para a esq.) quando era cardeal de Buenos Aires em visita a Aparecida (SP)
Daniele Souza/Santuário Nacional de Aparecida
Hotel virou parte do roteiro de Aparecida
Até o conclave que nomeou o Papa Francisco, o Marge Hotel era mais um entre as várias opções de hospedagem na cidade, mas, quando a fumaça branca no Vaticano anunciou a escolha do novo pontífice, o cenário mudou.
Papa Francisco aparece com um grande hematoma no queixo durante cerimônia
Guglielmo Mangiapane/Reuters
O anúncio aconteceu em março de 2013 e, poucos dias depois, o local ficou com reservas esgotadas até o ano seguinte, já que passou a despertar a curiosidade dos fiéis e virou uma espécie de ponto de peregrinação na cidade.
Desde então, muitos católicos que vão até Aparecida visitar o santuário dedicado à Padroeira do Brasil aproveitam o passeio na cidade para também conhecer o hotel, que, após o conclave de 2013, viu o interesse, a procura e o movimento aumentarem significativamente.
Como estão o quarto e o hotel hoje
Hotel que hospedou Papa Francisco virou parte do roteiro de católicos em visitas a Aparecida
Divulgação/Marge Hotel
O hotel hospeda cerca de duas mil pessoas ao mês, além de movimento diário de pessoas para conhecer especificamente o quarto onde o Papa Francisco ficou - o 108.
A entrada do hotel conta com um mural com fotos da passagem e hospedagem do Papa Francisco por Aparecida. Na ocasião, o cardeal tirou várias fotos com os funcionários, desde o setor da recepção até a cozinha. A sacada do local tem uma vista privilegiada da Basílica, onde Papa Francisco também fez fotos.
Hotel que hospedou Papa Francisco virou parte do roteiro de católicos em visitas a Aparecida
Divulgação/Marge Hotel
O estabelecimento também exibe uma mensagem de carinho deixada por Bergoglio em um livro de registros dos hóspedes. Escrita em 14 de maior de 2007, a mensagem do futuro papa agradecia a hospitalidade com que foi recebido e reforçava o pedido feito por ele aos fiéis na Praça de São Pedro, no primeiro contato que teve com o público após o conclave. 'Peço que rezem por mim'.
O quarto 108, que hospedou o Papa Francisco, sempre foi e ainda é considerado como simples pela administração do hotel. Ele conta com três camas - sendo uma de casal -, uma TV de 14 polegadas, banheiro e uma janela lateral que tem como vista um hotel vizinho.
Hotel que hospedou Papa Francisco virou parte do roteiro de católicos em visitas a Aparecida
Divulgação/Marge Hotel
Hotel que hospedou Papa Francisco virou parte do roteiro de católicos em visitas a Aparecida
Divulgação/Marge Hotel
Em 2024, porém, o quarto foi reformado e decorado. Ele mantém exatamente a mesma configuração, mas recebeu uma decoração especial em homenagem ao Papa Francisco.
O espaço conta com a mensagem deixada por ele ao hotel e fotos do pontífice. De acordo com a administração do hotel, o quarto não está disponível em canais de venda e é oferecido como um agrado a hóspedes considerados especiais.
O quarto fica no primeiro dos quatro andares do hotel. A recepção e o restaurante do estabelecimento, que foram frequentados pelo pontífice durante a estadia no local, não passaram por mudanças.
Imagem de 2013 - Faixa colocada na Rua Monte Carmelo, centro de Aparecida, em frente ao hotel onde o Papa Francisco ficou hospedado em 2007, quando era cardeal
Renato Ferezim/ G1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina