Caso está sendo investigado pela polícia, que ainda apura a causa da morte. Corpo de idoso é removido de cama após dias da morte no litoral de SP
Um homem de 64 anos, identificado como Antonio Marques dos Santos, foi encontrado morto na própria casa, em Peruíbe, no litoral paulista. De acordo com o boletim de ocorrência, as autoridades levaram mais de dois dias para realizar a remoção do corpo, o que chocou os moradores vizinhos. O caso foi registrado como morte suspeita e agora está sendo investigado pela Polícia Civil.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O corpo de Antonio foi encontrado por vizinhos no imóvel, que fica em uma área de mata de difícil acesso na Estrada Piraquara, na tarde de quarta-feira (9). O Samu foi acionado por um morador e, após os profissionais confirmarem a morte, disseram aos moradores que a Polícia Científica seria acionada para periciar o local e, portanto, não removeram o cadáver naquele momento.
Somente na sexta-feira (11), depois de a perícia não ter sido realizada, o vereador Julio Cesar dos Santos (União) foi acionado para ajudar na cobrança por providências. Ao chegar ao local, o parlamentar se deparou com o corpo de Antonio ainda em uma cama, na área de mata, e acionou as autoridades para realizar a remoção.
"O Samu foi lá na quarta-feira, o homem já estava lá morto já há, tipo, dois dias. Só que o Samu foi lá e foi embora, deixou um papel lá que estava em óbito e falou que a perícia iria. A perícia não foi na quinta, na sexta. Aí me avisaram na sexta, eu fui até o local e o corpo ainda estava lá", afirmou ao g1.
Segundo vereador, os familiares da vítima encontrada morta em Peruíbe não foram encontrados
Arquivo pessoal
Morto há cerca de 5 dias
De acordo com a perícia do Instituto de Criminalística de Itanhaém, com informações repassadas pelo vereador, o corpo não apresentava ferimentos visíveis e estava em estágio avançado de decomposição.
Os especialistas estimaram, segundo o parlamentar, que Antonio já estivesse morto há aproximadamente cinco dias. O forte odor na área foi destacado como um dos principais indícios do tempo da morte.
Um boletim de ocorrência foi realizado após uma assessora do parlamentar, a pedido dele ter se dirigido ao 1ºDP de Peruíbe, onde o caso foi registrado como morte suspeita.
O corpo foi removido e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Santos para a realização do exame necroscópico, que poderá fornecer mais informações sobre a causa da morte.
Quem era o idoso?
Com base em relatos de vizinhos ao parlamentar, Antonio vivia sozinho, mas tem familiares em Praia Grande que ainda não foram localizados. O vereador destacou que ele morava em um local de difícil acesso, a aproximadamente 2 horas do centro da cidade.
O que dizem prefeitura e SSP-SP?
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Peruíbe informou que o Samu não remove cadáveres, e que após os profissionais constatarem a morte em uma área de mata, acionaram a Polícia e orientaram os amigos e familiares a procurarem a Delegacia. Devido ao difícil acesso ao local, a Secretaria de Segurança Pública foi chamada para fornecer apoio com veículos 4x4 tracionados.
A pasta também foi acionada pela Polícia Civil na sexta-feira (11) para prestar apoio no deslocamento à área, pedido que foi atendido, segundo a prefeitura.
A administração municipal também destacou que, após a constatação da morte, a responsabilidade pelo andamento da ocorrência não recai mais sobre ela, e todas as ações necessárias foram realizadas.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), através da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), informou que a remoção de corpos no litoral paulista é responsabilidade de funerárias particulares, que realizam o transporte até o IML mediante requisição policial.
Ainda segundo a pasta, o caso foi registrado como morte suspeita pela Polícia Civil de Peruíbe, que solicitou exames periciais ao IC e ao IML, cujos laudos serão analisados pelo delegado.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos