G1

Impactos da reforma tributária em Roraima são debatidos em evento do Amazônia Que Eu Quero


Encontro reuniu economista e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima e o economista e assessor de economia da Fecomercio, Fábio Martinez, para discutir os efeitos das mudanças no sistema tributário brasileiro sobre o desenvolvimento da região Norte. Painel do Amazônia Que Eu Quero fala sobre reforma tributária em Roraima

Caíque Rodrigues/g1 RR

Um evento promovido pelo projeto "Amazônia Que Eu Quero", da Fundação Rede Amazônica, discutiu nesta quinta-feira (22) os impactos da reforma tributária no desenvolvimento de Roraima. O evento aconteceu nos estúdios da Rede Amazônica.

O evento "Plano B: Reforma Tributária" foi transmitido ao vivo pelo g1. Participaram da mesa:

Fabio Martinez - Economista e assessor de economia da Fecomercio;

Marcos Jorge de Lima – Economista e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Veja o bate-papo na integra abaixo:

'Amazônia Que Eu Quero 2025': assista ao painel 'Plano B' sobre reforma tributária

A jornalista Débora Holanda, coordenadora do projeto, mediou o bate-papo. De acordo com ela, a escolha da reforma tributária como tema do evento reflete uma mudança estratégica do projeto "Amazônia Que Eu Quero", tradicionalmente focado em discussões mais amplas e estruturais.

Ela destaca que a decisão de abordar um assunto atual foi motivada pela necessidade de dialogar com o setor produtivo local e responder às dúvidas de empresários e empreendedores da região.

"Entendemos que era preciso trazer esse tema para a mesa, principalmente para alcançar entidades de classe e atores que movimentam a economia. O setor produtivo ainda tem muitas dúvidas sobre como será esse processo de transição", explicou a jornalista ao g1.

Durante o painel, foram discutidos os efeitos das mudanças tributárias nos setores produtivos do estado, especialmente diante da redução de incentivos fiscais na Área de Livre Comércio e na Zona Franca de Manaus. A preocupação com a competitividade regional foi um dos principais pontos abordados pelos especialistas.

"Nós vivemos em um lugar mais isolado e que depende fortemente dos benefícios fiscais. A continuidade desses incentivos é fundamental para o crescimento econômico de Roraima", destacou Fabio Martinez.

Marcos Jorge ressaltou a importância do novo Fundo de Desenvolvimento Regional, que terá um orçamento de R$ 60 bilhões para mitigar os impactos da transição até 2033. Segundo ele, a nova fórmula de distribuição dos recursos beneficiará especialmente os estados do Norte e Nordeste.

"Isso representa mais investimentos em saúde, educação e serviços públicos para estados como Roraima", afirmou o ex-ministro.

Em 2025, o projeto Amazônia Que Eu Quero estreou um novo tema: Amazônia Integrada - Crescimento Sustentável e Consciência Fiscal. A ideia desta edição é debater oportunidades para a região, abordando temas essenciais como gestão de resíduos, reforma tributária e incentivos fiscais.

Roraima é o segundo estado que o AMQEQ desembarca. Os demais estados da região Norte, como Acre, Amapá, Pará e Rondôndia, também devem sediar eventos sobre o tema.

Sobre o Amazônia Que Eu Quero

Concebido em 2018, o programa Amazônia Que eu Quero é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa, como foi o caso da edição de 2023 que discutiu três eixos centrais Educação, Turismo e Conectividade no contexto Amazônico.

Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.