G1

Mês das noivas: casais apostam em personalização e afetividade nas cerimônias de casamento no Centro-Oeste de MG


Renovação de votos com cerimônia intimista, celebrante da própria família, troca de alianças ao pôr do sol e vestidos que fogem do clássico marcam as novas escolhas dos casais. Maio é conhecido como o mês das noivas, e com ele ganham força as tendências que mostram como os casais têm reinventado a forma de celebrar o amor.

Na região Centro-Oeste de Minas, cerimônias ao ar livre, celebrações conduzidas por familiares e até renovação de votos têm sido cada vez mais comuns, revelando um setor que valoriza experiências únicas e afetivas.

🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG

Cerimônias personalizadas e fora do convencional

O primo da noiva celebrando o casamento

Laura Diniz/ Arquivo pessoal

Uma das tendências que mais crescem é a escolha por celebrantes não religiosos, o que permite cerimônias com mais liberdade e significado pessoal. Foi o que fez a jornalista Laura Diniz, de Divinópolis, ao convidar o primo Rosseline Diniz para ser o celebrante do seu casamento, que aconteceu enquanto ela estava grávida de quatro meses.

"Meu primo, que é como se fosse um irmão, foi convidado pelos meus pais para realizar a cerimônia, já que eu estava pensando em adiar tudo devido à gravidez", contou.

A escolha trouxe emoção extra para o momento. "Nada melhor do que uma pessoa que me conhece tão bem como ele, que foi um dos primeiros a saber da minha história com meu marido e sobre a minha gravidez, para estar ali naquele momento comigo mais uma vez", disse Laura.

Durante a cerimônia, Rosseline também utilizou a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando a ocasião ainda mais inclusiva e especial.

“Foi mágico. Ele utilizou a língua de sinais em todo o casamento, mostrando como tudo faz sentido e tem conexão", enfatizou.

Casamento ao ar livre e com toque boho

Casamento ao ar livre da Thainá Knischewski

Thainá Knischewski/ arquivo pessoal

A natureza também tem sido cenário preferido para muitos casais. A administradora Thainá Knischewski, de Bom Despacho, não teve dúvidas ao decidir onde se casaria.

"Era meu sonho casar ao ar livre. Sempre foi. Um casamento com muito verde, natureza, o pôr do sol", afirmou.

Para evitar surpresas, ela planejou o casamento em uma época do ano com menor chance de chuva. "Como eu já tinha certeza que seria ao ar livre, escolhemos uma data que historicamente não chove", explicou.

O estilo da cerimônia também seguiu uma linha mais afetiva e descontraída.

"Um casamento com verde, um estilo mais boho, nada muito clássico. Cerimônia intimista, com família e amigos, e uma celebração linda que contou a nossa história. Foi incrível", contou Thainá.

LEIA TAMBÉM: Fotógrafo brasileiro ganha prêmio internacional ao capturar a emoção de um pai ao ver a filha vestida de noiva

Renovação de votos ganha força como celebração do amor duradouro

Renovação de votos da Janine Faria e Otemar Faria

Janine Faria/Arquivo pessoal

A renovação de votos também se destaca como forma simbólica de reafirmar o compromisso. Janiene Faria e o marido Otemar comemoraram 25 anos de casamento com uma cerimônia especial em 2023.

O casal organizou tudo com um ano de antecedência e optou por uma festa intimista para 100 convidados, com a bênção do pastor da igreja que frequentam.

“Sempre falamos que gostaríamos de comemorar com uma festa intimista. Tivemos a bênção do nosso pastor. E se for possível, quero renovar de novo com 30 anos de casamento”, contou.

Vestidos ganham leveza, menos sensualidade e mais romantismo

Tendência de vestido de noivas

João Calazans/ Divulgações

Na moda, o foco também tem sido a personalização. Segundo o estilista João Calazans, as noivas atuais têm buscado vestidos que transmitam delicadeza e romantismo, com menos sensualidade.

“Hoje, as tendências estão puxadas para a alfaiataria, com vestidos que prezam pela simplicidade e elegância”, disse.

Calazans disse que elementos como laços, rendas e aplicações tridimensionais trazem um toque moderno às peças. A cintura basca — que cria a ilusão de uma silhueta alongada — deve ser uma das apostas para 2025. "Esse detalhe foi muito apreciado durante a era vitoriana e voltou com força agora", acrescentou.

Mas, acima de tudo, João destaca a importância da identidade.

"Cada noiva tem sua própria visão do dia do casamento, e isso deve ser refletido no vestido", concluiu.

ASSISTA ABAIXO: DivinaExpo: salões de beleza lotam com a chegada da festa mais esperada de Divinópolis

DivinaExpo: salões de beleza lotam com a chegada da festa mais esperada de Divinópolis

📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.