Monja budista e palestrante falaram sobre ciência e espiritualidade durante um bate-papo em São José do Rio Preto (SP) na terça-feira (15). Monja Coen e Gustavo Arns falam sobre felicidade em São José do Rio Pret Preto (SP)
Muito se discute sobre como encontrar e sentir-se feliz. O que é preciso para atingir a felicidade? A Monja Coen e o consultor Gustavo Arns participaram de um bate-papo em São José do Rio Preto (SP), na terça-feira (15), para falar o tema.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A monja budista, que ficou conhecida na internet por tratar de forma leve os sentimentos humanos, comentou o que é a felicidade dentro de sua visão científica. Segundo ela, a ciência usa a espiritualidade como o pilar principal para esses estudos (assista acima).
Ao g1, Coen disse que a pessoa é um ser múltiplo e para ser e sentir-se feliz é preciso ter espiritualidade.
"É muito interessante porque tudo que nós, como religiosos budistas vamos falando através dos séculos, hoje a ciência comprova. No mundo atual você é um ser múltiplo, não tem um aspecto só, a espiritualidade é um dos aspectos que nos torna felizes", comenta a monja.
Monja Coen participou de um bate-papo em Rio Preto (SP)
Gabriela Pineda/TV TEM
Representante do Zen Budismo no Brasil, Monja Coen Roshi, de 77 anos, tem 3,2 milhões de seguidores no Instagram. Constantemente, ela usa as redes sociais para compartilhar ensinamentos e reflexos sobre variados temas dentro do conceito budista.
Durante o evento, em um shopping de Rio Preto, Coen trocou conhecimento com Gustavo Arns. Formado em direito, Arns conheceu a ciência da felicidade por acaso e se viu encantado pelo tema.
À reportagem, ele explicou que cinco elementos são considerados principais para definir a felicidade.
"O professor Tal Ben-Shahar resume bem e propõe que a felicidade, como conceito, é uma combinação de cinco elementos, que são o bem-estar físico, emocional, intelectual e relacional espiritual. Quando cuidamos de cada um desses elementos do nosso bem-estar, estamos naturalmente construindo mais felicidade. Perceber que temos uma ciência que faz essa investigação é muito bonito", explica.
Gustavo Arns que realizou um bate-papo em Rio Preto (SP)
Gabriela Pineda/TV TEM
Arns é fundador da Happiness Studies Academy e criador do primeiro mestrado em estudos da felicidade do mundo. Ele, que também foi idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, cofundador do Centro de Estudos da Felicidade com sedes no Brasil, no Canadá e na Argentina e presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas, ainda atua como palestrante e consultor.
Para Gustavo, o conceito de felicidade está ligado à autorresponsabilidade.
"Traz uma ideia de autorresponsabilidade das nossas escolhas que podemos fazer para realmente construir a felicidade em nossas vidas", finaliza.
No evento, os especialistas também ressaltaram que a busca por um sentimento de satisfação faz parte do processo que envolve autoconhecimento, equilíbrio e capacidade de viver o presente com plenitude.
A importância de ser realmente presente para alguém e de acolher as emoções, sejam elas boas ou ruins, também faz parte da felicidade. Após o bate-papo com a plateia, a dupla falou sobre o lançamento do livro "Ser feliz: é possível?", criado de forma conjunta entre os dois autores.
* Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Monja Coen e Gustavo Arns que realizaram um bate-papo em Rio Preto (SP)
Gabriela Pineda/TV TEM
.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM