G1

Movimento Negro Unificado celebra 47 anos de luta antirracista com ato no Theatro Municipal de SP na segunda


Evento será nesta segunda-feira (7) e contará com roda de memórias com fundadores e manifesto por reparação histórica; entrada é gratuita. Movimento Negro Unificado realiza na segunda-feira (7) um ato solene pelos 47 anos de sua fundação.

Divulgação

O Movimento Negro Unificado (MNU) realizará nesta segunda-feira (7) um ato solene pelos 47 anos de sua fundação. O evento, gratuito, ocorre no Salão Nobre e nas escadarias do Theatro Municipal de São Paulo, com início às 18h.

A programação marca quase cinco décadas de mobilização antirracista e reafirma o papel central do MNU na luta por direitos e reparação à população negra.

A abertura da atividade será com uma intervenção cultural do Slam Marginal e da Batalha do Quilombar, coletivos de poesia falada e resistência artística das periferias paulistanas.

Às 19h, terá início a roda de memórias, mediada pelo ator, diretor e militante Sidney Santiago. O espaço será dedicado ao lançamento de dois livros de ativistas históricos do MNU: “Movimento Negro Unificado: a resistência nas ruas”, de José Adão de Oliveira, e “I Livro Griot do MNU: memórias de vida e lutas da idosidade negra”, de Lenny Blue.

Os autores são fundadores do movimento e compartilham, nas obras, trajetórias de enfrentamento ao racismo desde a ditadura militar.

Saudações políticas e defesa da reparação

A partir das 19h40, Simone Nascimento, coordenadora estadual do MNU-SP, fará uma saudação política.

Ela será acompanhada de falas de fundadores históricos, como Milton Barbosa, um dos idealizadores do movimento em 1978. O momento marcará também um voto simbólico no Plebiscito Popular, iniciativa nacional que propõe escutar a população sobre trabalho, justiça e dignidade no país.

O encerramento do evento será com a leitura do Manifesto “2025: ano da idosidade negra. Reparação, já”, que convoca o reconhecimento da luta de pessoas idosas negras no país.

Na sequência, acontece a apresentação do Samba Mulheres Negras em Marcha, em referência ao Julho das Pretas, Mês da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Serviço

📅 Quando? Segunda (7), a partir das 18h

📍 Onde? Theatro Municipal de São Paulo | Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, Centro

💲Quanto? Gratuito, com reserva no site do Theatro Municipal a partir das 18h de 5 de julho

➡️Mais informações

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.