Dona de uma das maiores vozes do Brasil morreu no Rio de Janeiro. Ela estava internada desde agosto de 2024 na Casa de Saúde São José, onde deu entrada para tratar uma arritmia cardíaca. Relembre a trajetória de Nana Caymmi
Famosos lamentaram nesta quinta-feira (1º) a morte de Nana Caymmi, uma das maiores cantoras do Brasil.
Nana morreu aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ela estava internada desde agosto de 2024 na Casa de Saúde São José, na Zona Sul, onde deu entrada para tratar uma arritmia cardíaca.
A cantora ficou eternizada como um dos maiores nomes da história da música brasileira. Seu repertório incluía boleros, sambas, sambas-canção, bossa nova e MPB de diferentes épocas. Ela cantava faixas como “Resposta ao tempo”, “Beijo partido” e “Se queres sabe”.
Veja, abaixo, a repercussão da morte de Nana Caymmi.
LEIA MAIS
Nana Caymmi, uma das maiores cantoras do Brasil, morre aos 84 anos
Artista ficou eternizada como voz que foi do bolero ao samba
'Hilda Furacão', 'Alto Astral': Nana já cantou trilhas sonoras de novelas e séries da Globo
Irmão narra sofrimento de Nana durante internação: ‘Foi muito difícil’
Djavan, cantor, no Instagram:
Initial plugin text
“O Brasil perde hoje uma de suas maiores cantoras e eu uma amiga. Descanse em paz, Nana querida. Vamos sentir muito sua falta, sua voz continuará a tocar nossos corações.”
Daniela Mercury, cantora, em entrevista à GloboNews
Nana tinha um dos repertórios mais lindos, diz Daniela Mercury
"Uma das artistas que me ensinaram a cantar. (...) Era dona de uma das vozes mais belas, com um dos sons mais bonitos, e tinha uma interpretação muito profunda, muito tocante. As músicas que ela sempre cantou são de uma beleza, de um repertório deslumbrante." Veja o relato completo no vídeo acima.
Danilo Caymmi, irmão de Nana, em entrevista à GloboNews
Danilo Caymmi relembra últimos momentos da irmã; Nana Caymmi morreu aos 84 anos
"O Brasil pede uma grande cantora, uma das maiores intérpretes que já teve. Uma técnica apurada, sentimento. Ela era muito emotiva, e carregava isso para dentro da música, com uma categoria enorme”.
“[Foram] Nove meses de UTI, muito difícil. Chegou em consequência de várias coisas, mas, basicamente, obesidade”
“Ela botou um marcapasso, depois teve uma osteomielite [infecção óssea], problema nos pulmões... ela passou por muito problema pulmonar, foi até uma benção para ela acabar com esse sofrimento que estava passando." Veja o relato completo no vídeo acima.
Walcyr Carrasco, escritor, roteirista e dramaturgo, no Instagram:
Initial plugin text
"Hoje a música brasileira silencia por um instante em respeito à partida de @nanacaymmi . Que sua voz siga ecoando onde houver saudade. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores!"
Glória Perez, autora, escritora e roteirista, no Instagram:
Initial plugin text
"Grande em sua arte e grande em sua humanidade também. Nana, amiga querida, irmã, vou morrer de saudade do seu canto, da sua irreverência. ❤️🌹"
Nana Caymmi
Lívio Campos / Divulgação