G1

Padre jesuíta sorocabano lança livro sobre Carlo Acutis, santo padroeiro da internet: 'Nos alimentou com sua vida'


Ao g1, o padre jesuíta Bruno Franguelli falou sobre a construção do livro da história do adolescente Carlo Acutis, que será proclamado santo em setembro de 2025. Padre jesuíta sorocabano escreve livro sobre a vida do santo Carlo Acutis, considerado o santo da internet

Arquivo pessoal

Um padre jesuíta de Sorocaba (SP) lançou um livro que conta a história do beato Carlo Acutis, jovem italiano que morreu aos 15 anos de leucemia e é conhecido como santo do milênio.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Bruno Franguelli mora em Roma e trabalha como jornalista na Rádio Vaticano, emissora ligada à Santa Sé. O livro "A Jornada Inspiradora de São Carlo Acutis", lançado em junho deste ano, surgiu de uma conexão pessoal do padre com a história do menino santo.

"Ainda que existam outras biografias, eu queria apresentar Carlo Acutis a partir da minha própria perspectiva e da perspectiva dos jesuítas. Ele era estudante de um colégio da Companhia de Jesus, em Milão. Morreu como nosso aluno, desenvolvendo trabalhos incríveis com tecnologia", contou o sacerdote.

Livro escrito pelo padre sorocabano Bruno Franguelli

Divulgação

Segundo o padre Bruno, mesmo em uma época em que as ferramentas digitais ainda eram limitadas, Carlo criou sites sobre eventos relacionados à Igreja Católica. "Ele falava sobre a eucaristia, aparições marianas e milagres eucarísticos. Além disso, ele usava a tecnologia para promover ações sociais com jovens e voluntariado com os pobres", comenta.

O livro conta com prefácio do padre Roberto Gazzaniga, jesuíta que foi diretor espiritual de Carlo e testemunha direta da vida do jovem. "Ele foi o grande motivador do início da causa de beatificação e canonização", destaca Bruno.

O subtítulo da obra, "O Menino do Evangelho", foi retirado do Evangelho de São João, que "narra o milagre da multiplicação dos pães e peixes", como explica Bruno. Para o padre, há um paralelo claro entre o menino da passagem bíblica e Carlo Acutis.

"O menino aparece com cinco pães e dois peixes e desaparece. O Carlo também veio, nos alimentou com sua vida, seu jeito de ser, sua fé imensa, e desapareceu rapidinho", compara.

Exemplo de Cristianismo acolhedor

Corpo de Carlo Acutis, menino italiano que morreu de leucemia em 2006, em seu túmulo em Assis, na Itália

Tiziana FABI/AFP

A biografia apresenta Carlo como um exemplo de fé serena e empatia. Segundo o padre Bruno, o leitor encontrará o retrato de um jovem que viveu o Evangelho mais com atitudes do que com palavras.

"O Carlo era um amigo que todos gostaríamos de ter. Sempre prestativo, sereno, doce. Um cristão que transparecia a verdade do Evangelho com o seu jeito de ser. Mesmo quem não tem fé católica, ao conhecer esse menino, vai se apaixonar", afirma.

O autor acredita que a figura de Carlo Acutis pode inspirar um novo olhar sobre a fé e a convivência. "O Carlo é uma figura transparente da misericórdia de Deus", resume.

O Papa Leão XIV marcou a data da canonização de Carlo para o dia 7 de setembro. O primeiro santo católico da geração millennial seria canonizado em 27 de abril, mas o evento foi suspenso após a morte do Papa Francisco.

Visita a Sorocaba

Relíquias de primeiro grau de São Carlo Acutis são fios de cabelo

Arquivo pessoal

Durante uma visita a Sorocaba (SP) para o lançamento do livro, o padre Bruno Franguelli trouxe fios de cabelo de São Carlo Acutis - uma relíquia de primeiro grau -, e expôs para os fiéis. No dia 22 de julho, o padre volta à cidade, desta vez para celebrar seus oito anos de ordenação sacerdotal na Paróquia Santa Rita de Cássia.

Nesta quarta-feira (9), a Paróquia São João Batista, de Salto de Pirapora (SP), recebe também as relíquias. O espaço contará com celebração de missa e o lançamento do livro. A igreja está localizada na Rua João de Góes, 30, no Centro.

LEIA TAMBÉM:

Carlo Acutis será canonizado em setembro; relembre milagre do beato em MS

Carlo Acutis: quem foi o beato 'millennial' que teve milagres reconhecidos pelo Papa Francisco

Carlo Acutis, 'padroeiro da internet' que tem milagre reconhecido no Brasil, será canonizado em 2025

Saiba quem é o jovem Carlo Acutis, conhecido como 'padroeiro da internet', que será beatificado

*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.