G1

Papa Francisco reconheceu milagre do padre Donizetti, tomou café de mestre de torra e saudou fiéis; relembre ligações com a região


Pontífice deixou marcas e legado impactou pessoas no mundo todo. Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos, na segunda-feira (21), às 2h35 (no horário de Brasília). Papa Francisco teve conexões com a região central de SP durante o pontificado de 12 anos

EPTV e Arquivo Pessoal

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21), mas vai deixar uma marca eterna no coração de pessoas da região central do Estado de São Paulo e, claro, do mundo todo.

📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp

Desde o início do pontificado, em março de 2013, a conexão com Francisco começou, por várias razões.

O g1 preparou uma lista com algumas ligações marcantes. Confira a seguir:

Beatificação do padre Donizetti

Francisco: cidadão de Tambaú

Café servido ao papa

Saudação de Francisco a são-carlenses

Incenso aprovado pelo papa

Acadêmico próximo a Francisco

Beatificação do padre Donizetti

Imagem oficial do padre Donizetti foi inaugurada em Tambaú

Rede Vida

A cidade de Tambaú tem um elo importante com o papa Francisco, graças à beatificação, em 2019, do padre Donizetti Tavares de Lima, que ficou conhecido pela trajetória cercada de relatos milagrosos na cidade.

A canonização do beato Donizetti trouxe o reconhecimento da santidade dele no mundo todo. Até a beatificação, houve um processo longo, iniciado em 1992, quando uma comissão enviou um dossiê ao Vaticano.

Depois de várias etapas, há seis anos o papa Francisco recebeu o cardeal Angelo Becciu e autorizou a promulgação do decreto que reconheceu o milagre atribuído ao padre Donizetti – o reconhecimento do milagre é a principal exigência no rito católico.

Uma das intercessões de Donizetti aconteceu com Bruno Henrique Arruda de Oliveira, que teve o pé torto congênito curado pelo padre. Em 2019, Bruno participou da cerimônia que marcou a beatificação.

Os restos morais do padre e uma estátua de cera do religioso, trazida da Itália, permanecem no Santuário Nossa Senha Aparecida, em Tambaú . O espaço é reservado para fiéis fazerem as preces e agradecimentos.

Os devotos que o conheceram lembram dele como uma pessoa séria, mas muito acolhedora.

Voltar ao início

Francisco: cidadão de Tambaú

Papa Francisco recebe das mãos do então presidente da Câmara e hoje prefeito o título de cidadão tambauense

Arquivo Pessoal

E a cidade que marcou a trajetória de padre Donizetti tem vínculo "oficial" com o papa Francisco. O pontífice recebeu título de cidadão tambauense em 2019.

Entre o fim de novembro e início de dezembro daquele ano, o então presidente da Câmara e hoje prefeito da cidade, Leonardo Spiga Real, esteve em Roma e entregou o documento nas mãos de Francisco, durante um encontro de canonistas na Sala Clementina.

"Que o 'doce vigário de Cristo na Terra' descanse em paz e que sua alma contemplativa agora toque os céus", escreveu o prefeito nas redes sociais.

O município declarou luto oficial de três dias nesta segunda-feira.

Voltar ao início

Café servido ao papa

Roberta Bazilli, produtora de cafés especiais de Caconde, no interior de SP, tem história com Francisco

Ely Venâncio/EPTV e Vaticano

A única visita de Francisco ao Brasil depois de ser alçado pontífice marcou a trajetória de Roberta Bazilli, moradora de Caconde, no interior de São Paulo.

Em maio de 2013, a mestre de torra de café teve a oportunidade de servir a bebida especial que produz a Francisco e à comitiva dele.

Roberta, a primeira mulher premiada como mestre de torra de café no Brasil, deixou 15 quilos do produto no Santuário Nacional de Aparecida, onde o papa se hospedou. Ela não chegou a ter contato direto com Francisco, mas teve um bom sinal de que os grãos foram aprovados.

"O único feedback que eu tive é que todos os cafés que eu coloquei nos aposentos foram levados embora. Esse é o melhor retorno possível", contou.

Mestre de torra de Caconde serviu café especial ao papa Francisco

Além do papa argentino, a mestre de torra também serviu Bento XVI, na visita ao Brasil em 2007. Os convites partiram de chefs de cozinha que a conheciam.

"Eles (chefs) amavam meu café e assim surgiu essa chance. É um momento histórico na minha carreira, uma honra muito grande. Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de servir o café feito pelas nossas mãos ao papa", disse.

Voltar ao início

Saudação de Francisco a são-carlenses

Papa saúda fiéis de São Carlos no Vaticano

Entre as conexões mais recentes com Francisco, houve a saudação a um grupo de fiéis de São Carlos (SP) durante uma celebração na sala São Paulo VI, no Vaticano, em março do ano passado. Um vídeo mostra quando o pontífice se direciona ao grupo do interior paulista. (Assista acima)

"Dou as boas-vindas a todos os peregrinos de língua portuguesa, de modo particular aos fiéis brasileiros de São Carlos (SP). Nos dias do Tríduo Pascal, somos convidados a contemplar em silêncio. Isto nos ajudará a crescer na humildade e na paciência à semelhança de Jesus", disse, naquela ocasião.

Voltar ao início

LEIA TAMBÉM:

LEGADO: Quarto usado pelo Papa Francisco durante visita a Aparecida, em 2013, virou museu

DO FUNERAL AO CONCLAVE: Quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco

PERFIL: Francisco era bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano

Incenso aprovado pelo papa

Encontro do empresário Martinho Rocha com o papa Francisco em 2016

Arquivo pessoal

Desde 2007, o empresário Martinho Rocha produz incenso em uma fábrica de São João da Boa Vista (SP) e envia para o Vaticano.

O empresário esteve em Roma em fevereiro deste ano para levar uma carga de 90 quilos de incenso do Jubileu dos Peregrinos. “Você via lá o clima dessa fragilidade do papa. A gente fica muito triste, muito abalado”, afirmou, lamentando a morte de Francisco.

A relação de Martinho com o Vaticano começou depois que o Papa Emérito Bento XVI veio ao Brasil, há 22 anos. Ele recebeu um pedido da Basílica de Nossa Senhora Aparecida para fabricar o incenso que seria usado nas missas no Brasil. O religioso gostou tanto que passou a usar o material.

"Eu criei o incenso de Nossa Senhora Aparecida despretensiosamente, pois o Brasil é o maior país católico do mundo e o Papa veio canonizar o primeiro santo brasileiro, então achei que deveria fazer algo especial. Oito meses depois, veio o reconhecimento, com um e-mail do Vaticano perguntando qual era o incenso azul com gotas douradas, porque tinha agradado não só ao papa, mas todos do Vaticano."

Fábrica de São João da Boa Vista fez incenso usado na Missa do Galo

Voltar ao início

Acadêmico próximo a Francisco

Pesquisador de São Carlos é integrante da Academia de Ciências do Vaticano

O físico Vanderlei Salvador Bagnato, pesquisador do Instituto de Física da Universidade (USP) de São Carlos, é o único brasileiro a integrar a Academia de Ciências do Vaticano e teve contato direto com o papa Francisco em reuniões com acadêmicos.

O pesquisador lamentou a morte do pontífice e relembrou alguns encontros.

“Papa Francisco esteve presente em várias ocasiões da academia, até nos últimos anos em que estava muito debilitado, mas em geral em quase toda reunião ele recebia os acadêmicos de forma quase constante, e fazia discursos dentro do tópico discutido. Temos que entender que é um ciclo natural, outros deverão vir, e esperamos que sigam a linha deixada pelo papa Francisco para dar continuidade da mensagem da ciência para a humanidade", afirmou à EPTV, afiliada da TV Globo.

Católico, Bagnato acredita que ciência pode caminhar junto com a espiritualidade. Para ele, o papa foi um líder que reforçou que a ação é mais importante do que a pregação.

Voltar ao início

MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

INOVAÇÃO: Fertilizante em vidro é testado para ser solução sustentável à agricultura no interior de SP

VIOLÊNCIA: 'Me enforcou e só parou quando minha filha gritou', diz mulher que tem medida protetiva contra o ex

VÍDEO: 'Ovo gamer' e 'empadovo' são opções diferentonas para a Páscoa no interior de SP

REVEJA VÍDEOS DA EPTV:

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.