G1

Papa Francisco: veja mensagens de autoridades e políticos brasileiros sobre a morte

Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres. Papa Francisco deixa legado de transformação na Igreja Católica

Políticos e autoridades lamentaram nesta segunda-feira (21) a morte do papa Francisco.

Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 7h35 desta segunda-feira (21) no horário do Vaticano (2h35, no horário de Brasília). O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.

Veja o momento em que o Vaticano anuncia a morte do Papa Francisco

Veja abaixo as mensagens divulgadas por autoridades e políticos brasileiros:

Jair Bolsonaro, ex-presidente

"O mundo e os católicos se despedem daquele que ocupava uma das figuras mais simbólicas da fé cristã: o Papa. Mais que um líder religioso, o papado representa a continuidade de uma tradição milenar, guardiã de valores espirituais que moldaram civilizações.

Para o Brasil e o mundo, a figura do Papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza."

Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal

O Papa Francisco integra, com destaque eterno, a história da nossa Igreja Católica. Foi um exemplar Cristão latino-americano. Lembro suas tão necessárias palavras:

“ 1. «FRATELLI TUTTI»:[1] escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor a Evangelho. Destes conselhos, quero destacar o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, «o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si».[2] Com poucas e simples palavras, explicou o essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada uma nasceu ou habita.

2. Este Santo do amor fraterno, da simplicidade e da alegria, que me inspirou a escrever a encíclica Laudato si’, volta a inspirar-me para dedicar esta nova encíclica à fraternidade e à amizade social. Com efeito, São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos. “

Morre o Papa Francisco

Hugo Motta, presidente da Câmara (Republicanos-PB)

"Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja. Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão.

Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e minha família seguiremos em oração por este líder que foi símbolo de esperança e justiça. Sem dúvida um exemplo de vida e luta para todos nós."

Rui Costa, ministro da Casa Civil

"Hoje, todo o mundo chora a morte do Papa Francisco. Tive a alegria de conhecer este homem simples e de gestos grandiosos que liderou a Igreja Católica com humildade, resiliência e amor. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno."

Camilo Santana, ministro da Educação

"Obrigado por tanto, Papa Francisco. Que Deus te receba em sua infinita misericórdia. O mundo, pelo qual o senhor lutou para deixar mais humano e justo, fica com seus ensinamentos sobre fé e amor aos que mais precisam."

Alexandre Padilha, ministro da Saúde

"Papa Francisco, luz eterna. O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde.

Tive a graça de conhecer pessoalmente o Papa Francisco durante sua visita ao Rio de Janeiro. Francisco fez questão de visitar o nosso querido SUS — estivemos juntos em uma unidade de saúde que implantamos durante minha primeira gestão no Ministério da Saúde.

Hoje nos despedimos de Francisco, que, como São Francisco de Assis, pregou o Evangelho com a própria vida. Que sua luz continue a iluminar os caminhos da Igreja. Descanse em paz, Papa Francisco."

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo

"Recebo com muita tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma Igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa".

José Guimarães, líder do governo na Câmara (PT-CE)

"Um líder humanista que cuidou da Igreja católica como nenhum outro. Nos deixa muita saudade, mas sobretudo referência de vida e de amor ao próximo. Descanse em paz, Papa Francisco."

Arthur Lira, deputado federal (PP-AL)

"O Brasil e o mundo amanheceram tristes com a notícia da morte do Papa Francisco. Líder da Igreja Católica, Francisco nos deixa um legado de amor ao próximo, de determinação na luta pelo fim dos conflitos, de preocupação com o planeta."

Duda Salabert, deputada federal (PDT-MG)

"Perdemos hoje uma das vozes mais humanas da fé. Papa Francisco foi uma luz progressista que criticou o fascismo, defendeu os pobres, acolheu minorias e denunciou a destruição do planeta. Hoje, o mundo perde mais que um líder religioso. Perde um símbolo de coragem."

Frente Parlamentar Católica da Câmara

"Com profunda dor e tristeza, a Frente Parlamentar Católica da Câmara dos Deputados se une à Igreja em todo o mundo pela Páscoa de Sua Santidade, o Papa Francisco, que acaba de ser chamado à eternidade.

Em tempos confusos, Francisco resplandece como um testemunho de caridade pastoral, de serviço humilde e de firmeza na fé. Herdando o peso das chaves e a cruz da barca de Pedro, ele soube, com coragem, guiar a Igreja pelas águas revoltas de uma era desorientada, não pelo brilho fugaz dos discursos ou pela aprovação dos homens, mas pelo exemplo de suas atitudes e fidelidade ao chamado do Céu.

Homem de oração e de gestos marcantes, Francisco compreendeu que a autoridade reside na coerência de uma vida ofertada. Seu pontificado, marcado por um zelo incansável pelos pobres, pelos descartados, pelos menores — ícones do próprio Cristo sofredor — foi expressão viva da misericórdia que não contradiz a verdade.

Ainda que o mundo o tenha muitas vezes compreendido mal — ora exaltando-o por motivos terrenos, ora atacando-o por não ceder às pressões do espírito do tempo — os que veem com os olhos da fé reconhecem em seu pastoreio uma alma unida à Cruz, um coração consagrado à vontade do Pai e um olhar sempre voltado ao Alto, guiado por São José.

Que Sua Santidade, após ter combatido o bom combate, possa descansar no Senhor, pois deixa na Igreja e em suas ovelhas a marca de um amor que ardeu até o fim.

A Frente Parlamentar Católica, em espírito de oração, esperança e fé rende graças a Deus pelo dom da vida de Francisco e se compromete a continuar promovendo, na vida pública, os valores que ele incansavelmente reiterou: a dignidade inviolável da vida humana, o clamor da justiça e do bem comum, a sacralidade do matrimônio e da família, a Igreja em saída, o primado absoluto de Deus em todas as coisas.

Papa Francisco, com seu coração rico em Misericórdia, rogai por nós neste Ano Jubilar da Esperança!

Deputado Federal Luiz Gastão (PSD/CE)

Presidente da Frente Parlamentar Católica na Câmara"

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.