Líderes mundiais postaram mensagens sobre falecimento do papa Francisco. O pontífice faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), às 2h35 - 7h35, no horário do Vaticano. O Papa Francisco acena para o público na chegada para audiência-geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, em dezembro de 2014
Gabriel Bouys/AFP
Líderes mundiais lamentam a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21). O pontífice faleceu na madrugada desta segunda-feira (21), às 2h35 - 7h35, no horário do Vaticano.
Argentina
O presidente da Argentina, Javier Milei, encontra-se com o Papa Francisco no Vaticano em 11 de fevereiro de 2024.
Reuters
O país natal de Francisco se pronunciou já na manhã desta segunda (21).
"Lamentamos profundamente o falecimento do papa Francisco, o primeiro líder argentino da igreja católica".
França
Papa Francisco em encontro com o presidente francês Emmanuel Macron na sexta-feira (26)
Vatican Media/Handout via REUTERS
O presidente da França, Emmanuel Macron, relembrou a trajetória do pontífice.
"De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança, especialmente aos mais pobres. Que ela trabalhasse pela união entre os Homens, e entre a humanidade e a natureza. Que essa esperança continue a renascer, para além dele.
A todos os católicos, e ao mundo enlutado, dirigimos, com minha esposa, os nossos mais sinceros pensamentos", disse em postagem.
Inglaterra
Papa Francisco recebe Rei Charles III e a Rainha Camilla, do Reino Unido, no Vaticano
Mídia do Vaticano/Divulgação via REUTERS
O rei da Inglaterra, Chales III, que encontrou com o papa após a sua alta hospitalar comentou sua reação ao saber do falecimento de Francisco.
"Minha esposa e eu ficamos profundamente entristecidos ao saber da morte do papa francisco", disse.
União Europeia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também comentou o falecimento.
"Hoje, o mundo lamenta a morte do Papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos favorecidos. Meus pensamentos estão com todos que sentem essa perda profunda. Que encontrem consolo na ideia de que o Papa Francisco", disse.
Suíça
A presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, chamou Francisco de um "grande líder esperitual".
"O papa Francisco foi um grande líder espiritual, um incansável defensor da paz, seu legado permanecerá", afirmou.
Itália
Já a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o chamou de "grande pastor".
"A morte do papa nos deixa profundamente tristes, ele foi um grande homem e um grande pastor", afirmou.
Estados Unidos
Papa Francisco se encontra com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, no Vaticano.
Foto: Vatican Media/Handout via Reuters
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, também prestou suas homenagens e comentou sobre o estado dele em seu último dia. Vance esteve com o pontífice no domingo (20), antes das celebrações de páscoa.
"Acabei de saber do falecimento do papa francisco. meu coração está com os milhões de cristãos ao redor do mundo que o amavam", afirmou. "Fiquei feliz de ver o papa ontem, apesar de ele estar claramente muito doente".
A perfil da Casa Branca no X também postou uma foto em homenagem ao pontífice.
Initial plugin text
Índia
O primeiro-ministro Indiano, Narendra Modi, elencou as qualidades de Francisco.
"O Papa Francisco sempre será lembrado como um farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões ao redor do mundo", disse. "Ele serviu diligentemente aos pobres e oprimidos. Para aqueles que estavam sofrendo, ele acendeu um espírito de esperança. Lembro com carinho das minhas reuniões com ele e fui profundamente inspirado pelo seu compromisso com o desenvolvimento inclusivo e integral. Seu carinho pelo povo da Índia será sempre valorizado. Que sua alma encontre paz eterna no abraço de Deus."
Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou suas condolências pelo falecimento do Papa Francisco ao cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana..
“Por favor, aceitem minhas mais sinceras condolências pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. Durante os anos de seu pontificado, ele promoveu ativamente o desenvolvimento do diálogo entre as Igrejas Ortodoxa Russa e Católica Romana, assim como a cooperação construtiva entre a Rússia e a Santa Sé. Nesta hora triste, gostaria de transmitir a você e a todo o clero católico minhas palavras de solidariedade e apoio”, disse Putin na mensagem.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio das redes sociais, lembrou que o pontífice dedicou toda a vida à Igreja e aos marginalizados.
"Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz nota.
LEIA MAIS
Quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
A morte de Francisco
Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.