G1

Papa Leão XIV esteve em Belo Horizonte, comeu comida mineira e visitou escola tradicional


Papa Leão XIV esteve no Brasil em visita Pastoral em 2004 e 2012. O frei Paulo Gabriel o descreve como um homem "humilde, próximo, sério, muito espiritual e contido nos gestos". Robert Francis Prevost, conhecido a partir de agora como Papa Leão XIV, comeu frango com quiabo em BH, em 2004

Colégio Santo Agostinho

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, conhecido a partir de agora como papa Leão XIV, esteve em Belo Horizonte e Região Metropolitana, em pelo menos duas ocasiões, em 2004 e 2012. Nas duas visitas, ele era prior geral dos agostinianos.

Na primeira vinda, ele foi fotografado servindo um típico prato da culinária mineira - o frango com quiabo. Na ocasião, ele participou da festa de 70 anos do tradicional Colégio Santo Agostinho, na Av. Amazonas, Região Centro-Sul da capital. (Veja na foto acima)

Em dezembro de 2012, ele retornou para mais uma visita pastoral, e esteve em Mário Campos, na Grande BH, onde recebeu a profissão religiosa dos freis da ordem.

Em BH, ele visitou a Fraternidade Agostiniana do Bararreiro, a paróquia Cristo Redentor, no Barreiro de Cima, o Colégio Santo Agostinho e a Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul.

Robert Prevost, à esquerda de camisa clara, em BH na festa dos 70 anos do Colégio Santo Agostinho, em 2004

Colégio Santo Agostinho

'Continuação de Francisco'

O frei agostiniano Paulo Gabriel esteve com o agora Leão XIV por diversas vezes e o define como “continuação de Francisco”. (Veja na foto abaixo, o frei Paulo Gabriel está à direita de Robert Prevost)

“Ele é muito bem informado teologicamente, é humilde, próximo, sério, muito espiritual e contido nos gestos. Francisco o escolheu para Bispo, no Peru, para se contrapor aos grupos mais tradicionalistas.”, disse frei Paulo Gabriel

Para o frei, ele foi eleito pelos cardeais para continuar a linha do papa Francisco - uma igreja do povo, dos pobres, com diálogo macroecumênico (diálogo com diversas religiões).

"Ele vai seguir a linha do papa Francisco, mas sem a exuberância e a simpatia de um Francisco porque isso é um carisma pessoa. Ele vai ser mais contido. Com isso, acho que vai separar menos aqueles que na igreja são tradicionalistas", avaliou o frei.

Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Francisco, em visita a Belo Horizonte, em 2012.

Reprodução

Papa Leão XIV já esteve em Belo Horizonte

Assista os vídeos mais vistos do g1 Minas

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.