G1

Perfil da Subprefeitura da Lapa, na Zona Oeste de SP, publica e apaga postagem que exaltava a PM por atuação na ditadura militar


Publicação feita nesta terça-feira (8) trazia foto de policiais em frente a viaturas com um texto exaltando a atuação da PM naquela época. Em nota, a Secretaria Municipal das Subprefeituras informou que a publicação foi retirada do ar 'por constatar que o assunto não trata de questões de interesse público'. Perfil da Subprefeitura da Lapa publicou sobre a atuação da Polícia Militar durante a ditadura militar

Reprodução/Instagram

O perfil da Subprefeitura da Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, fez uma publicação nesta terça-feira (8) nas redes sociais exaltando a atuação da Polícia Militar nas décadas de 70 e 80, período da ditadura militar brasileira.

A postagem trazia uma foto de policiais militares na frente de viaturas com um texto exaltando a atuação da PM naquela época. A publicação foi revelada pelo UOL e confirmada pelo g1.

"Viatura Veraneio Tático Móvel – PM São Paulo | Anos 70/80. Quem lembra dessa relíquia? A famosa Chevrolet Veraneio, apelidada carinhosamente de "Coral", foi símbolo de uma era em que a Polícia Militar tinha presença marcante nas ruas da nossa cidade. Naquela época, essas viaturas não passavam despercebidas."

"Não tinha boteco, esquina ou praça onde eles não fizessem a 'geral', garantindo a ordem e a segurança da população. Sem a carteira profissional, ou documento de identidade, não valia. Quem passava por ali sabia que a lei era pra valer. Era uma época em que o cidadão era respeitado e o criminoso tinha medo de cruzar o caminho desses bravos", finalizava a legenda.

Após críticas, o post foi apagado do perfil. Em nota, a Secretaria Municipal das Subprefeituras informou ao g1 que a publicação foi retirada do ar pela Subprefeitura da Lapa "por constatar que o assunto não trata de questões de interesse público e, portanto, não atende às diretrizes de comunicação da Prefeitura de São Paulo".

A Subprefeitura da Lapa é comandada por Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (PP), conhecido como Coronel Telhada, ex-comandante da Rota e ex-deputado federal. Horas depois, no seu perfil pessoal, o subprefeito publicou a mesma foto com a legenda:

"Doa a quem doer e incomode a quem incomodar, sempre valorizarei a PM e o ser humano, que debaixo de uma farda arrisca sua vida na missão de salvar e proteger quem ele nem mesmo conhece. Tempos que bandido não se criava. E você, apoia a polícia?"

Postagem de coronel Telhada com a mesma foto que foi publicada no perfil da Subprefeitura da Lapa

Reprodução/Instagram

Ação de 2024 sobre uso irregular de fiscais da Subprefeitura da Lapa

Ministério Público vai investigar operações da subprefeitura da Lapa

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.