Segundo a advogada que representa a casa de repouso, o elevador é do tipo plataforma e estava adaptado para cadeiras de rodas. O estabelecimento está regular. Polícia investiga morte de idosa em casa de repouso na zona leste de São Paulo
A Polícia Civil investiga a morte de uma idosa de 85 anos que caiu no poço de um elevador de uma casa de repouso em Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo. O acidente aconteceu na tarde de sexta-feira (2), na Casa de Repouso Dona Gracinha, onde Maria Maziero Andreoletti morava.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a idosa foi encontrada presa nas ferragens do elevador. Um médico foi acionado e constatou o óbito ainda no local. A ocorrência foi registrada inicialmente como queda em poço de elevador.
O caso foi registrado como homicídio culposo — quando não há intenção de matar — e segue sob investigação. A polícia analisa documentos relacionados ao elevador, como comprovantes de manutenção, entregues pela advogada da instituição. Também foram pedidos exames ao Instituto de Criminalística e ao IML, que devem ajudar a esclarecer as causas do acidente.
Em nota, a advogada da casa de repouso, Elaine de Leonardis, afirmou que a instituição está colaborando com as autoridades e com a família da vítima.
O elevador da casa de repouso é do tipo plataforma, com dimensões adaptadas para cadeiras de rodas.
A filha da vítima fez o reconhecimento do corpo no IML e, visivelmente abalada, foi amparada por amigas. Nenhum familiar quis dar entrevista. O velório e o enterro de Maria acontecerão neste domingo (4).
A Prefeitura de São Paulo informou que a casa de repouso está regularizada, com licença de funcionamento válida tanto pela subprefeitura quanto pela Vigilância Sanitária.