O projeto que acaba de entrar na quarta etapa consiste no manejo de peixes e hortaliças. Produção de hortaliças no sistema de aquaponia na Escola São Jorge
Divulgação
O Projeto de Aquaponia, que vem sendo realizado na Escola Municipal São Jorge, na PA-370, região do Planalto Curuá-Una I, em Santarém, oeste do Pará, acaba de dar mais um passo significativo com o início ao processo de ambientação de alevinos da espécie tambaqui em caixa d'água já instalada em uma área da unidade escolar.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Essa é a quarta etapa do projeto, que iniciou no mês passado, com visita à escola, palestra sobre o projeto e instalação da estrutura (caixa d'água).
A iniciativa é fruto de parceria da escola com o Instituto de Ciências e Tecnologias das Águas (ICTA) da Universidade Federal do Pará (Ufopa).
De acordo com o professor Eduardo Enrique, pedagogo da escola São Jorge, o projeto vem ganhando destaque junto à comunidade escolar e seu pleno desenvolvimento já desperta o interesse dos estudante.
Alunos acompanham ambientação de alevinos de tambaqui
Divulgação
"Com esse projeto já estamos compreendendo alguns conceitos, como em matemática quando utilizamos as medidas na construção da estrutura. Também vemos na Arte quando utilizamos as pinturas e em Ciências quando trabalhamos a água, o meio ambiente", destacou a aluna Camila Vitória.
"Esse projeto nos mostra que tudo que pagamos retorna em ações positivas do governo, contribuindo para o bem-estar da população, principalmente de nossos estudantes que estão podendo ter a oportunidade de receber informações que vão servir para estimular o estudo e a escolha de um curso técnico, por exemplo", pontuou a diretora.
Caixa d'água instalada na área externa da escola é usada para ambientação de alevinos de tambaqui
Eduardo Enrique
Esse ano, a escola se organiza para participar do Prêmio Municipal de Educação Fiscal e a diretora, professora Sílvia Cláudia, vê a iniciativa como uma atividade que mostra na prática o retorno racional dos impostos.
No processo de ambientação, os alunos do 9° ano do ensino fundamental serão os responsáveis pelo manejo e cuidados com os alevinos e a produção de hortaliças. E como forma de divulgar as demais ações e iniciativas do projeto, os alunos vão produzir programas radiofônicos reproduzidos na Rádio Web Melissa 23.1 (radio interna da escola), nas redes sociais (Instagram e Facebook) e nos grupos de pais da escola (Whatsapp).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região