G1

Putin anuncia cessar-fogo de 3 dias na Ucrânia em maio


Trégua ocorrerá entre 8 e 11 de maio, segundo governo russo. Anúncio ocorre em meio a críticas de Donald Trump a Vladimir Putin por ataques a Kiev. Ucrâna ainda não se pronunciou. Rússia bombardeia Kiev com mísseis e drones

O governo russo anunciou nesta segunda-feira (28) um novo cessar-fogo de três dias na Ucrânia. A trégua ocorrerá entre 8 e 11 de maio.

O Kremlin afirmou que o novo cessar-fogo ocorrerá por "razões humanitárias", mas disse também que a data foi escolhida também pelo presidente russo, Vladimir Putin, para marcar o 80º aniversário do chamado Dia da Vitória, quando tropas da União Soviética e aliados venceram a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.

Segundo o Kremlin, o cessar-fogo de 72 horas vigorará do início de 8 de maio ao final de 10 de maio, e a Rússia pediu à Ucrânia que também aderisse à trégua. Em comunicado, no entanto, o Kremlin disse também que, em caso de violações por parte da Ucrânia, as Forças Armadas russas dariam uma "resposta adequada e eficaz".

O governo ucraniano ainda não havia se manifestado sobre a declaração até a última atualização desta reportagem

A trégua ocorre também após o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, criticar ataques russos feitos a Kiev na semana passada, acusar Putin de querer prolongar a guerra e ensaiar uma reaproximação com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Trump e Zelesnky conversaram no fim de semana em encontro no Vaticano, durante o funeral do papa Francisco.

Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, encontra-se com o presidente dos EUA, Donald Trump, no funeral do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

SERVIÇO DE IMPRENSA PRESIDENCIAL DA UCRANIA / AFP

Esta reportagem está em atualização.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.