G1

Quem era trabalhador que morreu após ser atingido por estrutura metálica de obra no DF


Sebastião Leitão tinha 44 anos, era casado e pai de dois filhos. Testemunhas afirmam que empresa responsável não forneceu equipamentos de segurança; empresa nega, e diz que operário não era contratado direto. Sebastião Leitão, 44 anos, morreu em acidente em obra na Cidade Estrutural, no DF

Arquivo

Sebastião Leitão tinha 44 anos e vivia no Sol Nascente, no Distrito Federal, há 27 anos. Natural de Alcântara, no Maranhão, ele era casado e pai de dois filhos — uma jovem de 20 anos e um adolescente de 16.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

O homem trabalhava na montagem de um galpão onde funciona uma empresa de painéis na Cidade Estrutural (veja imagem abaixo) e, nesta segunda-feira (12), morreu após ser atingido por uma estrutura metálica de 350 kg.

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil, o homem não usava Equipamento de Proteção Individual (EPI). Testemunhas disseram que a empresa responsável pela obra não forneceu os equipamentos de segurança, mas a empresa nega.

Em nota, a Look Painéis informou que não atua no ramo da construção civil e que contratou um mestre de obras para executar o projeto. A empresa disse que fornece EPIs aos funcionários "dentro da legislação", e que o trabalhador não era contratado direto, mas que havia um mestre de obras responsável.

A empresa disse também que "mesmo que o Sr. Sebastião estivesse com EPI, isso não teria evitado o resultado fatal, pois uma placa de 350 kg não seria contida ou desviada por um capacete." (leia nota na íntegra ao final da reportagem).

A estrutura metálica que causou a morte de Sebastião continua no local. Segundo a Defesa Civil, "não há risco iminente de queda".

A família ainda não definiu se o enterro será em Brasília ou na cidade natal do operário, no Maranhão. Segundo parentes, a advogada da Look Painéis informou que a empresa vai arcar com os custos do funeral.

Investigação

Trabalhador morre após ser atingido por estrutura metálica de obra no DF

CBMDF/Reprodução

O caso está sendo apurado pela 8ª Delegacia de Polícia, da Cidade Estrutural. Segundo a delegada Bruna Eiras, será instaurado um inquérito para apurar se houve negligência por parte da empresa.

Ela diz ainda que, mesmo com a contratação de um terceiro — um mestre de obras —, pode haver responsabilidade solidária entre ele e a empresa contratante, a Look Painéis.

O Ministério Público do Trabalho também vai investigar o acidente. Segundo o órgão, auditores-fiscais do trabalho serão designados para analisar o caso.

O que diz a Look Painéis?

"Sobre a morte do Sr. Sebastião hoje em uma obra da empresa, informamos que a empresa não é do ramo de obras, e sim de outras atividades. Para a realização dessa obra, houve a contratação de um terceiro, um mestre de obras, e foi ele quem contratou o Sr. Sebastião.

Para os funcionários da empresa são entregues EPIs, tudo dentro da legislação, conforme a documentação que possuímos. Lamentamos profundamente o ocorrido e destacamos que, mesmo que o Sr. Sebastião estivesse com EPI, isso não teria evitado o resultado fatal, pois uma placa de 350 kg não seria contida ou desviada por um capacete.

Estamos agindo dentro de uma perspectiva humana, prestando apoio à família, mesmo entendendo que não há responsabilidade jurídica direta da empresa sobre essa situação. Ainda assim, vamos ajudar a família nesse momento de dor. Nos compadecemos sinceramente com a dor que estão enfrentando."

Trabalhador morre após ser atingido por estrutura metálica de obra no DF

LEIA TAMBÉM:

RIACHO FUNDO II: homem é morto a tiros em bar no DF; mulher foi baleada de raspão

VÍDEO: cão farejador encontra mala com maconha, cocaína e ecstasy na Rodoviária Interestadual do DF

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.