Grupo de estudantes de uma universidade norte-americana construiu robô mais rápido a resolver quebra-cabeça Recorde mundial: robô monta cubo mágico em 0,1 segundo e entra para o Guinness; veja vídeo
Um grupo de estudantes da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação Elmore Family da Universidade de Purdue, no estado norte-americano de Indiana entrou para a história com o robô Purdubik’s Cube. A criação acaba de entrar para o Livro dos Recordes após resolver um cubo mágico 3x3x3 em 0.103 segundos, mais rápido do que um piscar de olhos.
O recorde anterior de um robô era quase três vezes maior, 0,305 segundos, conquistado por engenheiros da Mitsubishi Electric no Japão em maio de 2024.
O Purdubik’s Cube foi apresentado pela primeira vez em uma competição de design estudantil na própria universidade e saiu vitorioso, quando conquistou o primeiro lugar em dezembro de 2024. Logo após o desafio vencido, a equipe continuou refinando o robô, o que culminou na conquista atual.
Grupo de estudantes quebra recorde com robô que resolveu cubo mágico em 0,1 segundo
Purdue Elmore Family School of ECE/Divulgação
Entre humanos, o recorde para a montagem de um cubo mágico do mesmo tamanho é de um adolescente chinês. Em fevereiro deste ano, Yiheng Wang, de 11 anos, resolveu o quebra-cabeça em 3,08 segundos.
Antes de Wang, quem detinha o mesmo recorde era o norte-americano Max Park, que tinha resolvido tudo em 3,13 segundos, em 2023.
LEIA TAMBÉM
SpaceX, de Musk, recebe aval dos EUA para aumentar número de lançamentos da nave Starship no Texas
Quem vai vencer a corrida para desenvolver um robô humanoide?