Região de Campinas pode ter quarta-feira ensolarada e com máxima de 26ºC; veja a previsão
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de queimadas na região de Campinas, por conta da baixa umidade do ar. Segundo o órgão, a umidade atingirá níveis críticos entre quinta-feira (17) e segunda (21).
📲 Siga o g1 Campinas no Instagram
O risco é elevado principalmente na quinta e na sexta-feira (18), quando a baixa umidade relativa do ar, as temperaturas elevadas e o predomínio do Sol intensificam as chances de queimadas em todas as regiões paulistas. A umidade pode ficar abaixo dos 30%.
Baixa umidade relativa do ar, temperaturas elevadas e predomínio do Sol intensificam chances de queimadas.
DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a umidade relativa do ar ideal para o corpo humano varia entre 40% e 70%. Níveis abaixo de 30% já são considerados um alerta para a saúde, podendo causar desconforto e problemas respiratórios.
A partir de sábado (19), há previsão de uma frente fria que pode trazer umidade para a faixa leste do estado. O risco de incêndios cai na região de Campinas, mas continua alto.
Na segunda-feira (21), o alerta retorna para todo o estado, em especial para o extremo norte, que pode entrar em estado de emergência para incêndios.
Mapas elaborados pela Defesa Civil indicam o nível de risco de incêndio - veja abaixo. São quatro níveis, divididos por cores, que representam diferentes graus de perigo:
Amarelo: risco baixo
Laranja: risco alto
Vermelho: alerta
Roxo: emergência
Mapas da Defesa Civil alertam para risco de queimadas em SP
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas