Vítimas são de Tarauacá, interior do Acre. Prisão ocorreu durante a Operação Caminhos Seguros, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Operação prendeu homem procurado no Acre em canteiro de obras no Mato Grosso
Arquivo/Polícia Civil
Um homem, de 33 anos, investigado no Acre por abusar das sobrinhas na cidade de Tarauacá, interior do Acre, foi preso no Mato Grosso nesta quarta-feira (7) durante a Operação Caminhos Seguros. A ação ocorreu em parceria entre a polícia acreana e mato-grossense.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A Polícia Civil do Acre informou que o homem estava foragido há cerca de 30 dias. A prisão dele foi ordenada pela Justiça da Comarca de Tarauacá após as investigações apontarem que ele teria abusado de duas sobrinhas no município.
O suspeito estava trabalhando em um canteiro de obras às margens da rodovia MS-347, a cerca de 40 quilômetros do município de Dois Irmãos do Buriti, no Mato Grosso.
A coordenadora estadual do Programa Bem-Me-Quer e representante institucional de Políticas Públicas de Proteção a Grupos Vulneráveis da Polícia Civil, delegada Juliana De Angelis, a polícia descobriu o paradeiro do foragido e compartilhou informações com as equipes do Mato Grosso.
Campanha Maio Laranja combate o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente
"A atuação conjunta com a Depca de Mato Grosso do Sul foi essencial para tirar de circulação um indivíduo que vinha se escondendo da Justiça. Operações como a Caminhos Seguros demonstram que, onde quer que esses criminosos estejam, iremos localizá-los e responsabilizá-los pelos seus atos”, disse.
A Operação Caminhos Seguros é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública com foco no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações, que contam com a mobilização de forças de segurança de todo país, devem durar durante 30 dias, terminando no final de maio.
A PM disponibiliza os seguintes números para que a mulher peça ajuda:
(68) 99609-3901
(68) 99611-3224
(68) 99610-4372
(68) 99614-2935
Veja outras formas de denunciar casos de violência contra a mulher:
Polícia Militar - 190: quando a criança está correndo risco imediato;
Samu - 192: para pedidos de socorro urgentes;
Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres;
Qualquer delegacia de polícia;
Secretaria de Estado da Mulher (Semulher): recebe denúncias de violações de direitos da mulher no Acre. Telefone: (68) 99930-0420. Endereço: Travessa João XXIII, 1137, Village Wilde Maciel.
Disque 100: recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa;
Profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros, precisam fazer notificação compulsória em casos de suspeita de violência. Essa notificação é encaminhada aos conselhos tutelares e polícia;
WhatsApp do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos: (61) 99656- 5008;
Ministério Público;
Videochamada em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Reveja os telejornais do Acre