G1

Trump diz que gostaria de ser o próximo papa: 'Seria minha escolha número 1'


Presidente disse que estava brincando e que não tem uma preferência própria. Cardeal americano Joseph Tobin aparece entre os favoritos na disputa. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 29 de abril de 2025

REUTERS/Leah Millis

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, brincou nesta terça-feira (29) afirmando que gostaria de ser o próximo papa.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

Ao ser questionado sobre quem deveria suceder o pontífice, Trump respondeu: “Eu gostaria de ser o papa. Essa seria minha escolha número 1”.

Apesar da piada, ele disse que não tem uma preferência. “Temos um cardeal de um lugar chamado Nova York que é muito bom. Vamos ver o que acontece”, afirmou.

O cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, não está entre os principais cotados, mas outro americano aparece na lista: o cardeal Joseph Tobin, arcebispo de Newark, em Nova Jersey. Nunca houve um papa dos Estados Unidos.

Trump e a primeira-dama, Melania, estiveram em Roma no fim de semana para o funeral do papa Francisco.

O presidente dos EUA e o pontífice trocaram críticas nos últimos dez anos, principalmente sobre a imigração. O papa defendia compaixão com imigrantes, enquanto Trump trabalha para fazer deportações em massa.

Segundo o Vaticano, 133 cardeais devem entrar em conclave nos próximos dias para escolher o novo líder da Igreja. Ainda não há um favorito claro.

LEIA TAMBÉM

Trump contesta pesquisas que apontam queda de popularidade e afirma ter 70% de aprovação

100 dias de mandato: Trump semeia caos e vingança, e vê sua popularidade derreter

Governo Trump completa 100 dias: veja o que ele fez e o que continua na promessa

Simulação mostra como é a reunião de cardeais que vai escolher o novo Papa

VÍDEOS: mais assistidos do g1

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.