A afirmação de Trump vem apenas um dia depois de Powell criticar publicamente o tarifaço do presidente americano. Presidente dos EUA, Donald Trump
Reuters/Kevin Lamarque
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (17) que o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) está "sempre muito atrasado e errado" em relação a condução da política de juros no país.
A afirmação de Trump vem apenas um dia depois de Powell criticar publicamente o tarifaço do presidente americano.
Nesta quarta (16), Powell afirmou que o patamar das tarifas anunciadas por Trump é muito maior do que o Fed esperava, mesmo nos cenários "mais extremos".
O presidente do Fed também disse que a guerra tarifária iniciada pelos EUA pode dificultar o trabalho da instituição, que toma suas decisões sempre guiada pelo objetivo de controlar a inflação, ao mesmo tempo que fortalece o mercado de trabalho.
O que são as Treasuries e como Trump está ameaçando o status de ‘investimento mais seguro do mundo’
Miriam Leitão: Trump acena para setores e China segue com retaliação
Trump ainda reclamou do tempo que falta para que o mandato de Powell a frente do Fed seja concluído, dizendo que esse momento "não chega rápido o suficiente". Os mandatos de presidente e vice do Fed têm duração de quatro anos. Powell deve deixar o cargo somente daqui um ano, em maio de 2026.
As taxas de juros nos EUA estão, atualmente, entre 4,25% e 4,50% ao ano — um patamar alto para os padrões de juros do país — e Trump já criticou essa política monetária em diversas ocasiões, desejando o corte dos juros.
🔎 Isso porque juros altos são uma ferramenta para controlar a inflação, já que encarecem a tomada de crédito pela população e pelas empresas e, assim, impacta os níveis de consumo e investimentos da economia, reduzindo a pressão sobre os preços.
⚠️ No entanto, com menor consumo, a atividade econômica tende a desacelerar, afetando o crescimento da economia do país.
Mas a visão de Powell, que é a mesma da maioria dos especialistas e investidores do mercado financeiro, é que a política tarifária de Trump pode, justamente, elevar a inflação, ao mesmo tempo em que provoca uma recessão econômica.
Tarifas maiores sobre os insumos e produtos que chegam ao país encarecem os processos de diversas cadeias produtivas e os preços tendem a ser repassados para o consumidor final, gerando mais inflação.
Ao mesmo tempo, a inflação alta diminui o poder de compra da população, que pode passar a consumir menos, provocando a desaceleração da atividade.
No discurso desta terça, Powell disse que "apesar da maior incerteza e dos riscos de baixa, a economia dos EUA ainda está em uma posição sólida", mas ponderou que "os dados disponíveis até agora sugerem que o crescimento desacelerou no primeiro trimestre em relação ao ritmo sólido do ano passado."
Powell também indicou que, diante das incertezas com o tarifaço de Trump, o Fed poderá manter a taxa básica de juros do país estável na próxima reunião (nos dias 6 e 7 de maio), enquanto aguarda "maior clareza antes de considerar quaisquer ajustes".
"O Fed está esperando para ver como as coisas vão se desenrolar antes de tomar qualquer tipo de medida em relação às taxas [de juros]", declarou Powell.
"Vamos ver se a inflação será temporária ou um evento pontual, para observar por quanto tempo essas tarifas vão durar e se haverá ou não algum tipo de mudança nelas", acrescentou.
A visão de Trump é diferente. Segundo o presidente, a inflação está recuando nos EUA, ao passo que o país está ficando "rico com as tarifas".
Veja o que Trump falou na íntegra:
"Espera-se que o Banco Central Europeu (BCE) corte suas taxas de juros pela sétima vez, e, no entanto, o 'atrasado' do Jerome Powell, do Fed, que sempre chega 'TARDE DEMAIS E ERRADO', divulgou ontem um relatório que foi mais uma típica 'bagunça' completa! Os preços do petróleo caíram, os (preços dos) alimentos (até os ovos!) caíram, e os EUA estão ficando RICO EM TARIFAS. O atrasado deveria ter reduzido as taxas de juros, como o BCE, há muito tempo, mas certamente deveria reduzi-las agora. O fim do mandato de Powell não chega rápido o suficiente!"
Trump fala sobre Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, na plataforma Truth Social
Reprodução/Truth Social