Antônio Marcos Pinheiro Pinto, de 62 anos, sofreu um AVC e teve morte cerebral na segunda-feira (7), após quatro dias internado na Santa Casa de Votuporanga (SP), onde foi feita a captação. Piloto morre após AVC e tem rins, fígados e córneas doados e órgãos em Votuporanga (SP)
Reprodução/Facebook
O piloto e presidente do aeroclube de Votuporanga (SP) teve os rins, fígados e córneas doados após a morte cerebral confirmada na segunda-feira (7). Em um “último voo”, os órgãos dele foram transportados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) e levados a hospitais para transplante.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Antônio Marcos Pinheiro Pinto, de 62 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estava internado desde quinta-feira (3). O avião sempre foi a grande paixão de Antônio. Desde menino ele sonhava em voar, e fez da aviação e da formação de pilotos o ofício e propósito de vida por mais de 30 anos.
Em meio à dor da perda, a família do piloto decidiu transformar o luto em esperança. Ter os órgãos transportados por um avião ainda representou um gesto simbólico e emocionante para a esposa, Rosana Pinheiro, segundo a Santa Casa, onde foi feita a captação.
Além de respeitar essa vontade, a decisão, conforme o hospital, foi também um tributo à trajetória de vida. “Eu só tenho a agradecer a ele, tinha um caráter, uma índole maravilhosa. Ele sempre vai estar nos nossos corações. Espero que ele esteja lá em cima, fazendo o que mais amava: voando”, comentou a esposa.
LEIA MAIS
Fígado 'viaja' de Rio Preto por quase 500 km em avião para ser transplantado em SP
Profissionais são capacitados por hospital de Rio Preto para abordagem em casos de doação de órgãos: 'Apoio emocional', diz médico
A vontade de doar já era um desejo antigo do próprio Antônio, como contou a esposa ao hospital. Rosana relatou que Antônio falava abertamente sobre o desejo de ajudar pessoas mesmo após a morte.
“Sempre foi um desejo dele fazer a doação de órgãos, a gente sempre comentava aqui em casa. Ele falava que, quando partisse, se possível, gostaria de ajudar outras pessoas. Ele era uma pessoa muito boa. Tenho certeza de que ele ficaria feliz em saber que ajudou alguém, mesmo depois da morte”, reforça a esposa.
De acordo com a Santa Casa, a doação feita por Antônio contribui diretamente para diminuir a fila de mais de 65 mil pessoas que aguardam por um transplante no Brasil e leva, a cinco pacientes e famílias, a chance de recomeçar. O destino dos órgãos é desconhecido.
A família se despede de Antônio nesta terça-feira (8), no velório realizado no Velório Municipal Sagrado Coração. Além da esposa, o piloto deixa dois filhos.
Órgãos de piloto foram transportados por avião da FAB em Votuporanga (SP)
Santa Casa de Votuporanga/Divulgação
Piloto morre após AVC e tem órgãos doados na Santa Casa de Votuporanga (SP)
Santa Casa de Votuporanga/Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM