G1

VÍDEO: Após morte do papa, aposentos de Francisco são selados no Vaticano


Portas foram fechadas no Palácio Apostólico e na Casa de Santa Marta, onde o pontífice residia. Desde o início do pontificado, Francisco recusou o apartamento oficial para morar em um local mais simples, na hospedaria ao lado da Basílica de São Pedro. Apartamento do papa Francisco é selado no Palácio Apostólico

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (21) imagens dos aposentos do papa sendo selados no Palácio Apostólico e na Casa Santa Marta.

"Hoje foram colocados os selos no apartamento papal do terceiro andar do Palácio Apostólico e, esta noite, também no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta, onde o Pontífice residia", diz a Vatican News, agência de notícias da Santa Sé.

AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

QUEM PODE SUBSTITUIR FRANCISCO? Veja nomes cotados

Quando um papa morre e é decretada a Sé vacante, seus aposentos são selados, de forma que é vetado o acesso aos locais até a eleição de um novo pontífice. A medida é uma tradição e serve também para evitar saques.

O rito é presidido pelo camerlengo — neste caso, o cardeal Kevin Farrell.

Aposentos do papa Francisco são selados no Vaticano

Vaticano

Momentos antes, em uma cerimônia na capela da Casa de Santa Marta, Farrel realizou a leitura da constatação da morte de Francisco.

Tradicionalmente, o papa reside no Palácio Apostólico, onde ficam os suntuosos apartamentos particulares do pontífice, juntamente com o escritório de onde o ele despacha.

Francisco, por sua vez, decidiu morar desde o início de seu papado em um apartamento modesto na Casa Santa Marta, que funciona como hospedagem para membros do clero em visita a Roma.

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.